Capitólio-MG

Em Capitólio, a represa de Furnas brindou a região com gigantescos lagos de água

Publicado por Curta Viajar

Departamento de Turismo - Prefeitura de Capitólio

Quem disse que em Minas não tem mar? Em Capitólio, a represa de Furnas brindou a região com gigantescos lagos de água verde-esmeralda - uma verdadeira praia para quem está a 600 quilômetros do litoral. O espelho d´água da região, um dos maiores lagos artificiais do mundo, tem 1.440 km² e é quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

O cenário é emoldurado, ainda, por cânions que chegam a 20 metros de altura, além de grutas e muitas lindas cachoeiras - a da Lagoa Azul é o cartão-postal.

Para apreciar o conjunto, a melhor opção é fazer um passeio típico de um balneário: à bordo de lanchas, escunas ou chalanas, com direito a paradas para banhos refrescantes.

Algumas pousadas da região, como a Lagoa Azul e a do Rio do Turvo, organizam roteiros que partem da cachoeira Lagoa Azul e passam pelos cânions Diquada e Diquadinha, pela Gruta do Tucano e pelo Parque Ecológico Cascata, que tem trilhas, cachoeiras e infraestrutura com bar e banheiros. Todos os roteiros devem ser agendados.

Mas nem só de passeios aquáticos é feita Capitólio. Os fãs dos esportes também encontram bons programas por lá. A pousada Trilha do Sol oferece trekkings que conduzem às quedas do Grito e do Poço Dourado, perfeitas para banhos. O espaço conta ainda com áreas exclusivas para a prática do naturismo.

Para apreciar o visual do alto, vale subir até o Morro do Chapéu, a 1.293 metros de altitude. O mirante descortina vista espetacular do Lago de Furnas e os municípios ao redor.

Com tanta água, não é de se estranhar que a especialidade gastronômica da região sejam pratos à base de peixe. As traíras e tilápias são preparadas até como churrasco. O tradicional frango caipira também faz sucesso, afinal, Capitólio "tem mar", mas ainda fica em Minas!


Fonte: Site Férias Brasil

Seja o primeiro a receber nossas novidades, cadastre seu email grátis!