Visitando 5 cachoeiras na Serra da Canastra

Visitando 5 cachoeiras na Serra da Canastra

Este final de semana, resolvi fazer um passeio diferente dos que estou acostuma e me aventurei por um eco-turismo. Tipo de passeio que esta ganhando força no Brasil nos ultimos anos.

 

Os passeios ecológicos apesar de não serem o preferido dos brasileiros, estão em alta e diversos locais estão oferecendo infra-estrutura para quem é urbano e deseja passar uns dias em contato direto com a natureza.

 

Uma boa pedida é o municipio de Delfinópolis em Minas Gerais. Point preferido dos moradores da Região de Ribeirão Preto, o municipio possui mais de 100 cachoeiras situadas dentro de fazendas que estão apostando no ecoturismo.

 

Neste final de semana, fomos visitar cinco cachoeiras que ficam dentro da região conhecida como Claro e armamos barraca no camping Casa de Pedra (www.campingcasadepedra.com.br). O local é bem cuidado, possui energia eletrica das 18hs às 6hs, estacionamento de carros separado da área de camping, cantina aberta durante o dia para abastecimento e uma capela de Nossa Senhora da Saúde. O som é permitido até a meia noite e o local é point da galera que quer acampar e viver um pouco da vida de acampamento moderno (em alguns pontos até internet funciona – 3G – e aceitam pagamento via cartão de crédito direto no local). Não é necessário fazer reserva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    

 

 

 

 

 

 

O circuito de cachoeiras começa a 400metros da área de camping e a cada 100 metros mais ou menos tem uma cachoeira no total de 5 daquela área. A trilha é de nível fácil e somente a ultima, batizada de Cidade das Pedras que é um pouco mais distante e o nível de dificuldade da trilha chega a ser moderado. Para quem não é acostumado, uma simples ajuda dá para vencer a caminhada e chegar até o local e desfrutar de gigantescas pedras e ver o capricho da natureza naquele local.

 

Destaque principal para a cachoeira do Tenebroso, onde é possivel mergulhar de altura de aproximadamente 10 metros de altura, a cachoeira formou um fosso “sem fundo”. O mergulho é seguro, mas é indicado para quem sabe nadar e não se deve abusar. Mergulhar e voltar novamente para fora do fosso é primordial.

 

 

 

 

A Cachoeira da Gruta é um refúgio para quem quer nadar e contemplar a natureza numa queda d´água de encher os olhos. No mesmo patamar encontra-se a Cachoeira da Paz, com acesso mais dificil e escondida numa segunda etapa da trilha, o véu de noiva que se forma da cachoeira faz você realmente se sentir em paz.

 

 

 

              Cachoeira da Gruta                                                                       Cachoeira da Paz

 

    

 

 

 

Por ultimo, a Cachoeira do Tombo, que para quem vem do camping é a primeira do circuito, da para passar o dia dentro d´água conversando e refrescando-se.

 

 

 

 

Não levando em consideração o custo de deslocamento até Delfinópolis-MG, o passeio de 3 dias sai por menos de R$ 200,00 por pessoa já incluso camping, alimentação e tarifas de visitação e balsa. Super barato.

 

A Serra da Canastra é uma ótima pedida para um final de semana, de sexta a domingo, porém, são necessários vários finais de semana para tentar desfrutar de pelo menos a metade das 100 cachoeiras que existem por lá!

 

 

 

 

 

 

 

Cidade das Pedras 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

Enjoy it!

Sobre o Autor

Editor Curta Viajar
Editor Curta Viajar
Alguém que está sempre querendo conhecer uma parte do mundo

Novidades em primeira mão

Receba as novidades no seu e-mail

  • Booking.com
-->